A vida e o legado de uma artista única: DALIDA.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O LEGADO DE UMA VIDA ARTÍSTICA

Mesmo com o fim de sua jornada, DALIDA permeneceu a conquistar fãs mundo à fora.
Em 1988, a Enciclopédia Universal encomendou uma pesquisa que foi publicada no “Le Monde”, cujo objetivo seria revelar as personalidades de maior impacto na sociedade francesa. Dalida levou o segundo lugar, perdendo apenas para o General de Gaulle.


Em 1992 foi lançada a primeira série trazendo toda sua obra discográfica, distribuída em dois tomos, "Les Années Barclay", composto de 10 CDs. Em 1997 sua gravadora lança "Les Années Orlando", box composto de 12 CDs.

Em 1997, no cruzamento das ruas Girardon e Abreuvoir , o "Butte Montmartre" em Paris, foi reinaugurado com o nome de Place Dalida (Praça Dalida) e um busto de Dalida foi erigido ali.

Em 1999 a peça "Solitudini - Luigi Tenco e Dalida", escrita e dirigida por Maurizio Valtieri, foi apresentada em Roma.

Em 2000, seu amigo de longa data Charles Aznavour gravou o sucesso "De La Scène À La Seine", uma canção alegre sobre sua vida na França, e em 2002, o Governo Francês homenageou sua memória com um selo postal feito em comemoração ao 15º aniversário de sua morte.

No mesmo ano, o Grupo Universal Music relançou os primeiros álbuns de DALIDA em embalagens de edição especial, tendo todas suas faixas remasterizadas digitalmente. Sua saída da música também foi tema para vários álbuns de remixes. DALIDA vendeu um total de mais de 130 milhões de cópias de 1956 a 2006. Desde sua morte, muitos dos sucessos de DALIDA foram remixados no estilo techno e dance, sendo sucesso em vários países até os dias de hoje.

Em 2005, sua vida foi tema de um documentário para a TV em duas partes, trazendo no papel de DALIDA a atriz Sabrina Ferilli.

De 11 de Maio a Setembro de 2007, o Paris City Hall comemorou o 20º aniversário da morte de DALIDA com a exposição de suas roupas e fotografias inéditas.

Seu irmão, Orlando, cujo nome verdadeiro é Bruno, quem foi seu produtor e empresário detém os direitos de imagem e fonográficos da cantora.

Aqui, um dos maiores remixes de DALIDA, numa inspiração cigana:
GÉNÉRATION DALIDA


Obrigado pela visita! Merci de votre visite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário