A vida e o legado de uma artista única: DALIDA.

sábado, 21 de maio de 2011

A primeira cantora a ganhar um Disco de Diamante no mundo! (parte 1)

Pra falar da trajetória de sucesso de DALIDA, contarei em 6 partes/posts sobre a carreira e a vida de Nossa Diva.


DALIDA nasceu Yolanda Christina Gigliotti (Cairo, 17 de janeiro de 1933 — Paris, 3 de maio de 1987) ; fez carreira na França alcançando enorme sucesso no mundo todo.
Vendeu mais de 130 Milhões de discos, recebeu 55 discos de ouro e foi a primeira cantora a receber um Disco de Diamante.

Dalida se apresentou e gravou em mais de 10 idiomas diferentes, entre eles francês, italiano, árabe, alemão, espanhol, inglês, holandês, japonês, hebraico e grego. Juntou ao longo de sua carreira mais de 19 músicas de sucesso atribuídas a seu nome (Em francês, italiano, alemão e árabe) e possui uma longa lista de nas paradas Top 10 e Top 20 em francês, italiano, alemão, espanhol e árabe, com sucesso de vendagens de compactos e discos por mais de 40 anos na França, Itália, Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Áustria, Egito, Jordânia, Líbano, Grécia, Canadá, Rússia, Japão e Israel.
Quatro das gravações de Dalida em inglês ("Alabama Song", "Money Money", "Let Me Dance Tonight", e "Kalimba de Luna"), obtiveram sucesso principalmente na França e na Alemanha, sem mesmo terem sido distribuídos nos mercados dos Estados Unidos e Reino Unido.

Por todo o mundo o número de vendagens de Dalida ultrapassa os 130 milhões, estabelecendo-a como uma das mais notáveis artistas poliglotas a gravar no século XX.
 
O idioma materno de Dalida era o italiano. Ela aprendeu o árabe-egípcio crescendo no Cairo, e adquiriu fluência em francês após se estabelecer em Paris em 1954. Mais tarde viria a aprender inglês e também conversações básicas em alemão e espanhol. Dalida também tinha facilidade em cumprimentar seus fãs em japonês.


Aqui, uma de minhas canções preferidas: QUE SONT DEVENEUS LES FLEURS?, de 1962:

Merci de votre visite! (Obrigado pela visita!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário